terça-feira, 12 de maio de 2015

Dicas de Tipografia

Share
Olá, pessoal! 
O assunto de hoje é TIPOGRAFIA! Como escolhera melhor fonte para o seu trabalho?
Uma das grandes dificuldades para criação de layouts tanto para designers, mas principalmente para quem não é da área, mas precisa criar algo rápido é qual fonte escolher!

É comum irmos naquela que mais nos agrada, sem pensar em requisitos fundamentais para eleger a fonte de um trabalho. Mas este deslize pode ser fatal para a comunicação e legibilidade do seu projeto.
Para ajudar nesta difícil escolha, vou te dar 3 dias importantes:

DICA #1: ESQUEÇA COMIC SANS

Salvo para raros casos onde sua comunicação for divertida, um tom de humor e que não deseja vender nada e nem transmitir os valores e seriedade de sua marca ou produto, você deve esquecer que a Comic Sans fonte existe!

Radical? Sim, mas é verdade! Tem algo mais esquisito do que uma chamada para a ação (call to action) com Comic Sans?

Seu texto perde a força, pois trata-se de um fonte consagrada pelo tom divertido que suas hastes arredondadas e uma influência cartoon transmitem, então é como se a tipografia desarmasse a autoridade do seu texto e marca. Ah, e inclusive para comunicação interna da empresa, é recomendado deixar esta fonte de lado para manter a objetiva da sua mensagem!




DICA#2: TESTE A LEGIBILIDADE

Existem zilhões de fontes possíveis para qualquer projeto. Porém é fundamental que se faça um processo seletivo de legibilidade na escolha da eleita! Isso porque sua fonte precisa estar legível com 15 cm de distância, mas é importante que também se faça compreender há distâncias maiores, como 2 metros ou até 20 metros, dependendo da aplicação.

E mais do que isso: teste se pode diminuir o corpo tipográfico para tamanhos como 7,5 pt, por exemplo. Esta edução é fundamental, mesmo que neste momento você não preciso de algo tão pequeno, pois se depois precisar de uma versão desta mesma comunicação com fontes menores como para anúncios em periódicos e revistas ou mesmo cartões de visitas, ter esta garantia de que a sua tipografia suporta reduções e ampliações e se faz compreensível em pequenas e grandes distâncias te dá maior segurança e liberdade para a criação.


DICA#3:  UNIFORMIDADE

Antes de aplicar, durante sua pesquisa, use textos com acentos, caracteres especiais e também números para testa a fonte! Isso vai te ajudar a ter uma pesquisa mais refinada e com garantias de que poderá usá-la sem medo de, depois de muito escolher, descobrir que a fonte não tem acentos, por exemplo ou que em algum caracter ela destoa do restante.

É comum termos fontes que não são adaptadas ao português e por isso, ao serem acentuadas voltam para uma fonte parecida com Arial ou Times New Roman, por exemplo. Isso é péssimo para a harmonia do seu layout e você pode evitar isso encontrando uma fonte que possua todos os caracteres, incluindo os especiais como o cedilha, bem traçados e enquadrados na identidade da tipografia.

E então, gostou das dicas? Deixe seu comentário abaixo.

Tagged Under:

0 comentários:

Postar um comentário